terça-feira, 24 de abril de 2012

Luís Gonzaga: Romance

Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor: A mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira. No Rio, uma cantora de coro chamada Odaléia Guedes dos Santos deu à luz um menino. Luiz Gonzaga mantinha um caso há meses com a moça. Luiz, sabendo que sua amante ia ser mãe solteira, assumiu a paternidade da criança, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior.
Odaléia, que além de cantora de coro era sambista, foi expulsa de casa por ter engravidado do namorado, que não assumiu a criança. Ela foi parar nas ruas, sofrendo muito, até que foi ajudada e descobriu seu talento para cantar e dançar, passou a se apresentar em casas de samba no Rio, quando conheceu Luiz.
A relação de Odaléia, conhecida por Léia, e Luiz, era bastate agitada, cheia de brigas e discussões, e ao mesmo tempo muita atração física e paixão. Após o nascimento do menino, as brigas pioraram, já que havia muitos ciúmes entre os dois. Eles resolveram se separar com menos de 2 anos de convivência. Léia ficou criando o filho, e Luiz ia visitá-los periodicamente.

Em 1946 voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e teve um emocionante reencontros com seus pais, Januário e Santana, que há anos não sabiam nada sobre o filho . O reencontro com seu pai é narrado em sua composição Respeita Januário, em parceria com Humberto Teixeira.

0 comentários:

Postar um comentário