quarta-feira, 1 de junho de 2011

Feliz São João!

          Mês de Junho chegou. Começam a aparecer os primeiros sinais de umas das festas mais tradicionais do Brasil; os fogos começam a colorir os céus de todos os cantos e a alegria de renovar o batismo de nosso São João começa a aparecer no rosto de cada quadrilheiro. Os primeiros troncos de madeira começam a ser cortados, troncos estes que servirão para acender a fogueira de nossos corações levando nossas preces aos céus com a fumaça branca de paz e a luz que brilha no interior de cada um de nós. As máquinas de costurar não param nas mãos daquelas que buscam ao máximo manter esta linda cultura viva refletida em cada traço de linha costurada na xita. A palha começa a ser juntada para a criação de um ícone desta cultura linda e maravilhosa que é o São João, chapéu que irá cobrir a cabeça do trabalhador na esperança de dias melhores. A fogueira começa a ser preparada no chão do nosso sertão, chão este que, muitas vezes rachado, só precisa de uma gota d'água para sarar.
          É tempo de festa, de brilho, de emoção. É tempo de festejar à São João, agradecer pelos bons momentos, pela colheita do milho, pela chuva; saborear comidas típicas e tradicionais desta bela data que é uma das melhores do ano. É tempo de soltar balão, vê-lo subindo à colorir os céus desse Nordeste; enfeitar com bandeirinhas o arraial. Neste momento quadrilhas de todos os cantos se preparam para mostrar mais uma vez o que de verdade é tradição, a competição sempre irá existir e como sempre: que vença a melhor.
          Vamos mostrar mais uma vez ao mundo nossa cultura. Nós quadrilheiros vamos mais uma vez encantar a todos com nosso jeito de dançar, seja estilizada ou seja tradicioná. Vamos festejar São João, porque somos nordestinos, somos potiguar, vivemos a emoção e a alegria de brincar São João.

Que venha o São João!

0 comentários:

Postar um comentário